segunda-feira, 9 de maio de 2011

Homilia do Sábado santo

23 de abril de 2011
Por padre Estevam

Caros Irmãos,

Aleluia, quer dizer: ALEGRIA, exultemos de alegria,
RESSUSCITOU, não ficou no túmulo, verdadeiramente  este é o FILHO DE DEUS, Jesus o Cristo, o Cristo Jesus! ALELUIA!

Após a tristeza da sexta feira  a noticia de que o seu corpo não estava mais no tumulo  tomou os discípulos  de grande alegria pois  subitamente  as recordações de todas as palavras de Jesus passaram a povoar suas mentes. Ele havia previsto, havia profetizado, havia ensinado que ao terceiro dia ressuscitaria. Tudo estava nos planos de  Deus  como aliás pudemos constatar com as diversas leituras que escutamos aqui hoje.

No evangelho: Primeiro as mulheres ficaram sabendo, depois os discípulos e depois através deles o mundo.  Ele deixou ser tocado por  Tomé, comeu peixe, pão ceou  com os discípulos, se disfarçou várias vezes  de.
           >  Jardineiro lá no sepulcro;
·       Cozinheiro, lá no mar da Galiléia;
·       Andarilho, com os discípulos de Emaús;
Tornou os discípulos  suas testemunhas e os enviou pelo mundo, inclusive nos concedendo a Graça de pelo batismo tornar-nos suas testemunhas.
A morte de Jesus   abriu-nos a porta para a VIDA ETERNA, nos deu oportunidade de segui-lo de  nos fazer cidadãos do céu. 
Neste noite todos os símbolos como:
·       FOGO/  representa a grande presença de Deus(Teofania)
·       LUZ/VELAS:  a LUZ QUE É Cristo  simbolizada no círio pascal.
·       Água/ Fonte de Vida.
·       Círio tocando na Água, união do elemento divino com o humano, gerador de vida...
·       O Batismo: Sepultados com Cristo  renascidos em Cristo, viveremos para Deus.
Com  a Ressurreição de Jesus os Cristãos passaram a celebrar o memorial da presença de Deus no meio do seu povo (*Eucaristia). Este memorial se inicia com o batismo.
O Batismo nos reveste com o poder e a possibilidade  da ressurreição, nos faz capazes de sermos eternos, nos une a divindade, nos faz consagrados, nos coloca na dimensão do eterno, nos faz sublimes e capazes de nos salvar.  
Por isso a antiguíssima tradição de batizar adultos nesta noite santa, de nos colocar como  agraciados pela bondade de um Deus que enviando seu filho para comunicar a salvação nos deu o batismo que nos insere em todo este mistério.
Ao observarmos  o  batismo de todos estes catecúmenos recordemos todos nós que um dia como eles também nós fomos chamados a ressuscitar com Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário