Homilia de 4 de março 2011
Caríssimos,
Pe. Irineu e Pe. Edmilsom.
Queridos seminaristas, padres, familiares, comunidade.
Todos tinham os olhos fixos em Jesus, isto lá na sinagoga, onde Ele havia sido criado...
Caros amigos Irineu e Edmilson, desde 4 de março de 2006, que vocês, passaram também a fazer a mesma experiência de Jesus: todos, paroquianos, leigos, meios de comunicação, familiares, colegas, bispos, passaram a fixar os olhos em vocês. Na rua, ali vai o padre. No carro, mas que carro? Na casa: que mansão!. Andando sozinho: é anti-social, com uma companhia feminina mesmo sendo a própria mãe: que namorador. Assim aqueles que tinham os olhos fixos em Jesus o observavam e as vezes o chamavam de comilão e beberrão (Bêbado). As vezes Jesus tinha que sair de madrugada para rezar e também para descansar. Outras vezes ficava com pena dos seus discípulos e segurava a multidão para que os mesmos pudessem descansar. Contudo, tendo Jesus se tornado um Homem Público e conseqüentemente seus padres, o povo ao se achegarem no aconchego de Cristo e hoje também dos seus sacerdotes continuam a dizer, e isto é a nossa felicidade: Ninguém jamais falou como este homem, como estes Homens...
Caros irmãos: Abraçamos um ministério que não apenas no altar mas em todos os lugares, todos nos enxergam como representantes visíveis do próprio Cristo. Todos têm os olhos fixos em nós. E na verdade, é o que somos, como dizia João Paulo II: “ Vocês, podem até serem indignos, mas não podem se esquecer que são legítimos representantes de Cristo”.
Se batizamos, é Cristo quem batiza....
Se administramos o sagrado Crisma é o próprio Cristo quem consagra.
Se consagramos a Eucaristia, é o próprio Cristo quem age em nós.
Se absorvemos, é o próprio Cristo quem absorve.
Se nos abaixamos para ungir um enfermo, é o próprio Cristo quem abaixa e consola o doente.
Se impomos as mãos junto com o Bispo é o que Cristo quem ordena.
Se abençoamos os noivos, é Cristo quem abençoa.
No dia da nossa ordenação fomos inseridos em um novo gênero humano como também recordava o grande papa João Paulo II, por isso não nos resta outra coisa a dizer a não ser também palavrazear o apostolo Paulo: Já não sou eu quem vivo, mas Cristo quem vive em mim.... Carregamos um tesouro em um vaso de barro.
Os apóstolos muitas vezes cansavam, desanimavam, se irritavam, choravam, mas, sabiam em quem colocava a sua confiança: “ A quem iremos nós, se só TU tens palavra de vida eterna.”
Por isso caros irmãos, as palavras de Paulo hoje a Timóteo são sobretudo para vocês: “...”
A Igreja precisa de padres, padres segundo o coração de deus: “Dar-vos- eis pastores segundo o meu coração...”. Nosso dever rezar e proteger nossos sacerdotes. Proteger com nossas orações e amizade. Nossa colaboração e compreensão da missão no mundo.
A TV, as vezes mostra escândalos envolvendo padres. Certamente nos detestamos e reprovamos condutas de sacerdotes que se desviam. Mas, graças a Deus um número que não chega a 0,1% dos mais de 400 mil padres existentes no mundo. A Tv exagera, tenta generalizar e nos atingir. Pois ferindo a reputação dos pastores as ovelhas podem se dispersar. Porém, muito maior é o exemplo e o testemunho de nossos padres, estes sim: precisamos exaltar e visibilizar. Falando de escândalos, um sacerdote fiel tornou-se no mundo um escândalo como recordou nosso santo Padre Bento XVI. O escândalo de ser celibatário. Dizem: como é possível o padre não casar. Engraçado que os que normalmente dizem isso não estão nem ai para o casamento.
Alguns duvidam que seja possível viver sem praticar sexo. Como seria bom que ficasse claro, que a necessidade básica não é praticar sexo e sim ser amado. O padre, deixemos claro, não casa e faz voto de castidade, porque ama de mais. É possível viver sem relação sexual, mas, é impossível viver sem amar. O padre não se casa, porque ama de mais. O Padre é um Homem de AMOR, que ama, e ama muito, não tem lugar em seu coração ou em sua cama a não ser para esta canalização do amor.
Pe. Irineu e Pe. Edmilson, vocês são exemplos e motivos de orgulho para nossa arquidiocese, para seus colegas e seus fieis. Você Irineu, desde criança tão fiel, lá na Catedral como coroinha. Com espírito missionário. Chegou aqui, vindo de Anagé de forma tão querida, revigorou a confiança das sofridas ovelhas deste redil. Ouvimos tantos elogios a seu respeito. Muitas são as vezes que lhe aconselhamos que procure descansar um pouco, pois não tens outro oficio a não ser se consumir pelas ovelhas.
Pe. Edmilson, recordo que assim que cheguei em Planalto como Pároco, você acabara de ir para o seminário. Eram tantos os elogios. Filho carinhoso, amigo fiel, servidor tão humilde daquela cidade e dos seus cidadãos e familiares. Tão preocupado com sua mãe e familiares. Seus olhos sempre fixos nos seus e sua esperança e confiança em Cristo. Em Itapetinga e em Maiquinique deixou um bom legado , grandes admiradores. De inteligência sempre reconhecida pelos professores e de conduta exemplar, certamente despertaram no Bispo o discernimento para lhe nomear reitor do seminário do Propedêutico de onde sairão os futuros padres.
Vocês seminaristas com o Pe. Edmilson e vocês paroquianos desta paróquia e vicariato estão podendo enxergar Jesus com tanta clareza através destes dois bons servos, que só podemos mais uma vez agradecer recordando as palavras divinas: PASTORES DABIS VOBIS...”
Encerro estas simples palavras recordando a missão do padre, lidas e também vividas por Jesus, expressa na passagem na escritura que acabamos de ouvir:
O Espírito do Senhor está sobre mim....
Porque me ungiu...
Para evangelizar os pobres....
Anunciar o tempo de graça....
Nunca desanimem amigos meus, amados pastores, queridos seminaristas,
O Cristo que nos chamou, também nos capacita,
Aqui vale o mesmo gesto e atenção:
Tenhamos TAMBEM OS OLHOS FIXOS EM JESUS NOSSO AMOR, NOSSO SENHOR, NOSSO MESTRE E NOSSO PASTOR.
Pe. Estevam Santos Silva Filho
Nenhum comentário:
Postar um comentário